Quem quer dinheirooooo???

Tempo de leitura: 3 minutos

Como se não bastasse os males que causa à saúde, o hábito de fumar também causa sérios danos à economia. Segundo pesquisas, inclusive da OMS, o país perde quase 10% do seu PIB em prejuízos decorrentes dos vícios com o álcool e com o cigarro.

Mas não é só o país que perde dinheiro.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da escola DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, se considerarmos que o fumante consome um maço por dia e paga oito reais por caixinha, ele tem um gasto mensal de 240 reais em cigarros. Se investir o dinheiro, o ganho aumenta.

Se depositarmos R$240,00 por mês em um fundo com rendimento a 8% (uma poupança, por exemplo), a pessoa terá 63.291,18 reais, em 10 anos, 293.901,45 reais, em 20 anos, e 1.028.274,92 reais, em 30 anos.

Vamos reiterar que os cálculos do especialista consideram uma pessoa que fuma um maço por dia e paga oito reais por caixinha. Obviamente, quando o maço custa mais caro (ou o fumante gasta mais de um maço por dia), a economia será ainda maior.

Refazendo as contas para um maço de nove reais por dia, por exemplo, ao final de 30 anos o ex-fumante deve economizar 1.155.423,51 reais (investindo em fundo que renda aproximadamente 8% ao ano e corrigindo anualmente o valor investido de acordo com a inflação).

E se isso anima a abandonar o vício, Domingos afirma que a economia real pode ser ainda maior. Isso porque os cálculos desconsideram os gastos com saúde e a perda de rendimento no trabalho que a pessoa conseguiu evitar ao deixar de fumar.

O economista reconhece “que deixar o vício não é fácil” e, assim, “se o objetivo for apenas poupar por poupar, dificilmente se manterá perseverante ao longo dos anos”, afirma. Desta forma, além de considerar todos os benefícios para a saúde, o fumante deve “definir um sonho para realizar com o dinheiro que terá após parar de fumar – como se aposentar com tranquilidade, comprar uma casa ou um terreno, entre outros. O sonho irá motivar a pessoa a deixar de fumar e poupar e investir o dinheiro mensalmente”, explica Domingos.

Quando se trata de investimentos, poupar valores que parecem desprezíveis agora pode fazer a grande diferença no futuro. Assim, além do valor poupado, no futuro o ex-fumante terá também os rendimentos obtidos sobre o valor. Isso sem falar que, com o passar dos anos, ele pode procurar investimentos que deem retorno financeiro ainda maior.

Não é a primeira vez que surge um estudo com um perfil econômico sobre o hábito de fumar. Em 2015, mostramos aqui que o Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), de Maringá, no norte do Paraná, comprovou que muita gente estava gastando R$ 10 mil por ano somente com a compra de cigarros. Ou seja, uma média de quatro maços de cigarros por dia. O levantamento do Cesumar reforçou um estudo internacional feito em 20 países, incluindo o Brasil, que revelou que o brasileiro fumante consome, em média, 17 cigarros por dia.

Não sabemos de lá pra cá quantos largaram o cigarro e resolveram poupar. Se você conhece alguma história de sucesso neste sentido, compartilhe conosco em nossa página do Facebook.

 

Fonte: Veja