Material lúdico e comunicação direta contra as drogas

Tempo de leitura: 2 minutos

A educação sobre dependência química deve ser dada desde cedo. Crianças e jovens vivem em uma sociedade na qual o convite para experimentar drogas vem de amigos e pessoas próximas, por isso, preparar as crianças para não sentir vontade de experimentar é fundamental.

Mas qual a melhor forma para conscientizar uma criança ou um adolescente sobre os malefícios do uso de drogas?

Um bom livro pode ser de muita valia nestas horas. Para colaborar com pais, amigos, professores e todos os interessados nesta delicada questão, algumas editoras publicam obras destinadas ao público infanto-juvenil com a temática da drogadição e seus efeitos nefastos utilizando material lúdico e de comunicação direta, como os gibis..

A Editora Paulus, por exemplo, lançou Diga NÃO às drogas e ao álcool – Um guia para as crianças. De autoria do professor Jim Auer, o livro ensina o que é a droga e o álcool, os efeitos e as consequências que causam na vida das pessoas. O objetivo é alertar as crianças do sofrimento que a escolha de experimentar traz para elas e para a família. Com uma linguagem agradável e ilustrações atraentes, o autor orienta os pequenos a recusar drogas e alcançar seus sonhos e desejos.

Já a coleção Crianças Criativas da Global Editora apresenta DROGAS! Se eu quiser parar, você me ajuda?, do médico Carlos Santos da Silva. Ricamente ilustrado, a obra discute a questão das drogas, abordando temas como: O que é droga? O que leva uma pessoa a utilizar droga? O que diz a lei? Quais as drogas mais utilizadas no Brasil? Como são vistas as drogas? O que é dependência?

O livro certamente sensibilizará o aluno-leitor ao tratar das crianças e adolescentes em situação de risco e da questão da intervenção junto ao dependente. O autor também fala sobre medidas de prevenção e dá sugestões de onde procurar ajuda. Há também uma bibliografia que poderá ser consultada e auxiliar na ação de medidas preventivas.

No Paraná, o Caopcae (Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente), um dos órgãos do Ministério Público daquele estado, vem utilizando livros com personagens como a Turma da Mônica – uma parceria da Senad com a Mauricio de Sousa Produções – para levar às crianças e aos jovens informações relevantes sobre o assunto – e também para evitar situações de risco social e pessoal, de uma maneira leve e atraente, fazendo uso de linguagem adequada às faixas etárias dos estudantes e, também, envolvendo os pais.

Como parte dessa iniciativa, o Caopcae disponibiliza cinco títulos que fazem parte da implementação de uma política antidrogas. Abaixo, colocamos todos eles para download gratuito. Basta clicar sobre eles, baixar e aproveitar:

Cartilha Crack Nem Pensar – CNJ

Cartilha da Turma da Mônica sobre Drogas

Prevenção ao Uso indevido de Drogas

Revista Igualdade – Temática: Drogadição

Glossário de Álcool e Drogas

 

Fontes: Editoras Paulus & Global, Senad e Caopcae