A dopamina e a dependência da nicotina

Tempo de leitura: 3 minutos

A dopamina é responsável pelo controle de diversos sistemas em nossa mente, entre eles seus mecanismos de recompensa, o que lhe valeu o apelido de “hormônio do prazer”. Cada um dos compostos envolvidos nas trocas de mensagens entre os neurônios atua no transporte de informações específicas. No caso da dopamina, ela regula a comunicação relacionada a funções variadas como o aprendizado, emoções, prazer e controle dos movimentos. Ela é sintetizada dentro do chamado sistema de recompensa. O sistema foi primeiramente descrito pelo psiquiatra James Olds que, ao posicionar eletrodos em ratos, descobriu que os animais se sentiam “atraídos” por choques elétricos em uma região específica. Quanto mais levavam choques nessa região, mais se desinteressavam por outras atividades que poderiam gerar prazer. Esse sistema, particularmente, têm forte predominância de dopamina e é mediado por ela. Desde então, a substância é muito estudada para o entendimento dos mecanismos da dependência.

Conforme publicamos aqui, as pessoas que fumam maconha em grandes quantidades, porém, têm menor liberação de dopamina no cérebro. Fumar cigarro também.

O papel da dopamina na vulnerabilidade para a dependência da nicotina não pode ser excluído, mas os resultados obtidos em um estudo feito por Lena Rademacher, da Universidade de Lubeck, na Alemanha, sugerem que a dopamina alterada de fumantes é uma consequência do consumo de nicotina e não a sua causa.

A pesquisa foi e faz parte de uma série de estudos que buscam entender os mecanismos da dependência química e a boa notícia é que a quantidade do composto volta ao normal três meses após o abandono do vício.

No estudo, os pesquisadores usaram uma técnica para produção de imagens do cérebro chamada “tomografia por emissão de pósitrons”. Com ela, mediram a capacidade de produção de dopamina em 30 homens que eram fumantes e em 15 não fumantes.

A análise inicial revelou uma redução entre 15% e 20% na capacidade de produção de dopamina em fumantes em comparação com não fumantes. Depois de três meses, metade dos tabagistas parou de fumar e os testes foram repetidos novamente. Resultado: os níveis de dopamina dos que abandonaram a nicotina voltaram ao normal, o que levanta a possibilidade de que tratamentos com base na normalização da dopamina possam ajudar na transição do vício.

Os pesquisadores esperavam que a deficiência da substância persistisse mesmo depois parar de fumar, o que poderia ser entendido como um marcador de vulnerabilidade para a dependência da nicotina. “Surpreendentemente, as alterações na capacidade de síntese de dopamina foram normalizadas depois da abstinência”, disse o pesquisador Ingo Vernaleken, professor na Universidade de Aschen, na Alemanha, que participou do estudo.

A pesquisa apontou também que os primeiros três meses após a pessoa parar de fumar podem ser um momento particularmente vulnerável para a recaída. Em parte, por causa da persistência dos déficits na produção do neurotransmissor dopamina. A esperança é que tratamentos visando justamente a dopamina possam ser úteis nessa fase.

 

Fonte: Terra Saúde